sábado, 11 de outubro de 2008

Deve-se batizar as crianças?

Deve-se batizar as crianças?

Queridos irmãos:
A maioria das famílias católicas pedem o batismo quando o filho é recém-nascido. E quando alguém pergunta: “Por que batizam as crianças?” nos dão várias razões. Infelizmente nem sempre são as melhores razões, por exemplo: “porque sempre se fez assim”... “para que o nenê não fique pagão...””para que o nenê melhore..””Para fazer uma festa...”As famílias realmente cristãs pedem o batismo porque os pais vivem com alegria sua fé. Como o melhor presente de Deus, e desejam o mesmo para seus filhos.Queridos irmãos: em minha carta anterior lhes expliquei que o batismo cristão, pelo poder do Espírito santo, nos faz nascer como filhos de Deus, nos converte em cristãos e nos integra como membros vivos da Igreja.Meditando bem a bíblia percebemos que devemos considerar o batismo de adultos como a prática mais freqüente na Igreja primitiva, mas, atualmente, vemos que a maioria dos pais católicos batismo para seus filhos quando são pequenos, e não querem privar a criança deste grande dom de Deus. Há razões em favor do batismo de crianças? O que ensina nos ensina a Bíblia?

1. O batismo de crianças é uma prática muito antiga na Igreja

Batizar crianças era um costume já pelo ano 200 e se pensa que esta prática existiu desde os primeiríssimos tempos da Igreja.Na Bíblia não encontramos textos contrários ao batismo de crianças. Sem embargo, há indicações nas quais está implícita a prática de batiza-las.Na carta aos Coríntios o apóstolo Paulo diz: “Batizei também a família de Estéfanas” (1Cor 1,16), e se supõeque numa família há crianças.Nos Atos dos Apóstolos, Paulo nos narra como ele batizou na cidade de Filipos uma senhora, chamada Lídia “com toda sua família” (At 16,15).E referindo-se ao carcereiro de Filipos, também diz: “Recebeu o batismo ele e todos os seus”(At 16,33).Esta prática de batizar as crianças existiu desde os começos na Igreja, e o próprio, fundador do Protestantismo e inspirador das igrejas evangélicas, admitiu o batismo de crianças porque elas são batizadas na fé da Igreja.

2. Que motivos há em favor do batismo das crianças?

Existe um bom número de razões para isso: As crianças também são acolhidas pelo amor de Deus as crianças pequenas podem ser incorporadas ao mistério de Cristo e ser acolhidas na fé da Igreja. É natural que os pais cristãos devam aceitar o compromisso de educar seus filhos cristâmente, e nesta tarefa hão de colaborar os padrinhos e a comunidade cristã.Analisemos estas e outras razões em favor do batismo das crianças.

3.O agir de Deus é anterior a nosso agir e a nossa fé

Não devemos pensar que Deus começa a amar-nos só quando tivermos manifestado conscientemente nossa fé nele. O amor de Deus é anterior à nossa iniciativa de amar: “Antes que no seio fosse formado, eu já te conhecia; antes de teu nascimento, eu já te havia consagrado...”(Jr 1,4-5);(Is 49,1) “Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que Ele nos amou primeiro” (1Jo 4,19).Então, quando a Igreja batiza as crianças pequenas, expressa com isto a convicção de que ser cristão, antes de tudo, é um dom gratuito de Deus. Deus nos ama antes de que nós façamos qualquer coisa por ele. Entendendo assim as coisas, o ato de batizar as crianças é autenticamente bíblico e manifesta a gratuidade do amor de Deus que engloba toda nossa vida. Pensar que Deus se comunica somente por meio de uma fé consciente seria limitar o poder de Deus.

4. A fé da comunidade é a única condição para o batismo da criança

O batismo é antes de tudo o sacramento da fé. Alguns dizem que a criança ainda não pode proclamar conscientemente esta fé em Cristo. Então, não seria melhor esperar até que ela chegue a ser adulta e proclame por si mesma sua fé cristã?Não nos esqueçamos de que o batismo não é um simples sinal de fé; o batismo também é “causa de fé”e produz como efeito no batizado “a iluminação interior”. Sem dúvida, a graça recebida no batismo, o poder do espírito Santo com seus dons e a fé que uma família cristã irradia, ajudarão que a criança, pouco a pouco, responda com uma fé livre e pessoal.A Igreja, e muito concretamente os pais e os padrinhos pode tomar o lugar da criança; a criança que é batizada não crê ainda por si mesma, mas por meio de outros, pela fé da Igreja ou da comunidade cristã. Por isso costuma-se dizer que “as crianças são batizadas na fé da comunidade cristã. É natural que a Igreja peça sempre o compromisso dos pais e padrinhos para que a eduquem cristãmente.Entendido assim, o batismo de crianças é um “privilégio” que a Igreja sempre concedeu às famílias cristãs em atenção à fé dos pais e padrinhos.

5. É um mal deixar a criança sem rumo e sem religião

Alguns dizem que não é justo impor às crianças a religião: “A criança não pode raciocinar e deve esperar até que seja adulta para optar livremente uma religião.É verdade que uma criança recém-nascida não pode raciocinar. Mas é uma ilusão esperar até que ela possa faze-lo para escolher livremente uma religião.Seria um erro muito grave que os pais deixassem a criança sem religião, seria o mesmo que deixa-la sem rumo na vida. Isto não significa “impor” uma religião. Cada criança nasce e cresce no ambiente que lhe é dado nascer. Cresce numa família que lhe comunica os grandes valores da vida sem que ela o peça. Esperar até que a criança como adulto escolha por si mesma os valores da vida, seria deixa-la crescer sem rumo. Há tantas coisas que a vida dá às crianças sem que elas tenham pedido. Elas não podem escolher os pais, não podem eleger o ambiente, nem sua língua, nem sua cultura. Mas isto não é uma limitação e sim algo muito natural. A realidade de não impor nada a criança simplesmente não existe.Numa vida normal são primeiramente os pais que têm que tomar, por seus filhos, as opções indispensáveis para toda a vida.Os bons pais de família sempre desejam comunicar a seus filhos os grandes valores da vida. Então, a fé cristã de uma família é, sem dúvida um dom divino e o mais normal é que os pais desejem comunicar este dom a seus filhos. Por que, então, privar as crianças deste bem? Uma criança sem nenhuma educação na fé de seus pais, parte sem rumo durante os primeiros anos de sua vida e dificilmente encontrará o caminho para crescer na verdadeira liberdade para uma decisão pessoal.

6. E quando começa a fé em nossa vida?

Impossível responder esta pergunta, tampouco se pode responder à pergunta de quando começamos a amar.A fé é como o amor. Tem que ser suscitada. E cresce, sem que se perceba, desde o primeiro contato dos pais com a criança. Não sabemos quando a criança começa a amar. Seria absurdo. O mesmo acontece com a fé. Não se deve esperar até o dia em que a criança comece a manifestar alguma inquietação a respeito. Assim como não se pode colocar data para o início do amor, tampouco se pode por data no começo decida o que vai comer.O mesmo acontece com o idioma e com o nome que nossos pais nos dão. São coisas anteriores à livre eleição... comida, o nome, o idioma e a vida são um bem. E os pais para entregar este bem não esperam a aprovação de seu filho, mas lhe dão em forma antecipada. De igual modo a fé e o Batismo são um bem e por isso os pais decidem e dão este bem a seus filhos antes que eles tenham uso da razão.Dizíamos que para chegar a existência os papais não perguntaram à criança se queria viver ou não, porque se supõe que a existência é u bem, é um presente...de igual modo a vida divina é um bem e um presente, e os papais lho dão à criança porque eles desejam o melhor para seus filhos.

7. Consideração final

A criança pequena forma parte de uma família, de uma comunidade e nunca é demasiado pequena para inculcar-lhe a fé. Não é verdade que Jesus abraçava as crianças e as bendizia? Jesus não esperava que elas fossem conscientes e pedissem esse amor. Deixai que os pequeninos venham a mim, não os impeçais” ( Mc 10,13-14). A Igreja Católica continua batizando as crianças pequenas porque está convencida de que os pequenos pertencem a Deus. Além disso a criança vive dependendo dos adultos que a rodeiam.A fé da criança terá futuro se existir o compromisso dos pais de transmitir a fé a seus filhos. Sem este compromisso a Igreja prefere adiar o batismo até que haja as condições necessárias. Mas com toda certeza podemos dizer que quando os pais crentes pedem o batismo, pedem algo e razoável e este sacramento continuará sendo o caminho mais adequado para uma futura vida cristã.

O que significa a palavra Igreja?

-A palavra Igreja significa a reunião dos fiéis batizados que crêem em Jesus Cristo e que estão unidos ao Papa.

O que significa a palavra igreja nos primeiros séculos do cristianismo?

-Significa as reuniões dos fiéis para celebrar a Fração do Pão, isto é, o que hoje chamamos Santa Missa ou Eucaristia.
O que aconteceu no século IV?-Neste tempo começou a chamar igreja ao templo onde se celebrava a Santa Eucaristia.

Quais são os nomes de Igreja que se encontram no Novo Testamento?

O Novo Testamento chama a Igreja: 1) Povo de Deus (At 3,25-26). 2) Reino de Deus (At 20,25). 3) Jerusalém Celeste (Gl 4,26). 4) Esposa de Cristo (Jo 3,29). 5) Casa de Deus ( 1 tm 3,5). 6) Corpo de Cristo ( Ef 4,12).


Quem forma parte da Igreja?

-Todos aqueles que são batizados e que são transformados de pagãos e gentios em filhos adotivos de Deus.

Qual é o primeiro elemento da Igreja chamado o corpo da Igreja?

-O primeiro elemento visível da Igreja está formado pelas pessoas batizadas que professam a mesma fé, recebem os mesmos sacramentos.

Qual é o segundo elemento visível ou a alma da Igreja?

-A alma da Igreja está formada por todas as pessoas que vivem na graça de Deus e em íntima relação de amizade com Deus.

Qual é a verdadeira Igreja de Jesus?

A verdadeira Igreja de Jesus é aquela que contém todos os elementos que Jesus deixou para sua Igreja. A Igreja Católica fundada sobre Pedro e a única que conserva todos os elementos que Jesus deixou á sua Igreja.