sábado, 11 de outubro de 2008

O amor é o maior

O amor é o maior

Queridos irmãos:
Em minhas visitas às diferentes comunidades, percebo que existe muita gente entre nós que tem grande respeito pela Bíblia. Alguns se reúnem até três ou quatro vezes por semana para ler a Bíblia. E fico feliz com este amor ao livro sagrado.Mas também percebo que há pessoas entre nós que são muito de Bíblia, e ao mesmo tempo são capazes de desprezar e falar mal do próximo; pessoas que dormem à noite com a Bíblia ao lado, mas de jeito nenhum querem saudar seu vizinho, nem tampouco querem prestar algum serviço a uma pessoa necessitada. Outros percorrem cidades após cidades para ler e ensinar a Palavra de Deus, mas se esquecem de cuidar de sua mãe doente, esforçam-se por viver como anjos a Bíblia, mas de olvidam de ser “boa gente”.Queridos irmãos, devemos ter muito cuidado com estas atitudes. Sim, devemos ler e meditar a Bíblia, e devemos amar muito este livro. Mas não devemos deixar de lado o mais importante que a Bíblia nos ensina: “o amor a Deus e o amor ao próximo”.Nesta carta quero falar-lhes ecerca deste tema central na Bíblia, quero que leiamos juntos as páginas mais belas deste livro sagrado, mas também estou consciente de que é o mandamento mais difícil de se cumprir.

1. Não à hipocrisia:

Não basta saber a Bíblia de cor; o demônio conhece a Bíblia melhor que todos nós e era capaz de discutir com o próprio Jesus, colocando-lhe textos bíblicos (Mt 4,1-11). Mas o demônio não ama e por isso está longe de Deus. De que me serve conhecer a Bíblia inteira se não tenho amor? De nada me adianta.

2. Não basta ter fé sem ter obras de amor:

“Não olvides que também os demônios crêem, e sem embargo, tremem diante de Deus” (Tg 2,19). A fé sem o amor é uma fé morta. Não disse o apóstolo Paulo que “a fé se torna eficaz pelo amor” (Gl 5,6)?

3. Não basta dizer:

“Senhor, Senhor”Quem diz que ama a Deus e depois fala mal do próximo é um mentiroso. E o que não ama não conhece a Deus (1Jo 4,20). Jesus dia: “Nem todos os que dizem Senhor, Senhor, vão entrar no reino dos céus, mas os que fazem a vontade de meu Pai celestial” (Mt 7,21).

4. Não bastam as aparências

Não basta ser um homem muito devoto e rezar as orações e pagar os dízimos... e logo criticar o outro que pensa diferente.Os fariseus da Bíblia eram homens sumamente devotos, muito observantes da lei e pagavam estritamente os dízimos, mas não esqueçamos que foram precisamente estes homens que fizeram Jesus sofrer muito e finalmente o levaram à morte na cruz.

5. “Se eu não tenho amor, nada sou” (1Cor 13,2)

Se eu não tenho amor de nada me adianta estudar a Bíblia, de nada me serve ir ao templo e fazer longas orações e vigílias noturnas.Deus é amor, e o que não ama não está em Deus (1Jo 4,7). O mais importante de nossa religião é o Amor!

6. Quem ama a Deus, ama o próximo

Um dia um mestre da lei aproximou-se de Jesus e lhe perguntou: “Qual é o primeiro de todos os mandamentos?”Jesus lhe respondeu: “O primeiro mandamento é: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Ama pois o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda tua alma, com toda a tua mente e com todas as tuas forças. Este é o primeiro mandamento. E o segundo é semelhante, e é: Ama teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento mais importante que este” (Mc 12,28-31).

7. Por que este mandamento é o maior?

Simplesmente porque DEUS É AMOR. O amor vem de Deus. Todo aquele que tem amor é filho de Deus e conhece Deus. O que vive no amor vive em Deus e Deus vive nele (1Jo 4,7-16).O amor de Deus consiste nisto: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que Ele nos amou e enviou seu Filho como sacrifício por nossos pecados (1Jo 4,10).A prova maior de amor nô-la deu Jesus Cristo. Ele se entregou por amor a nós e derramou até a última gota de seu sangue por nós. Oxalá que possamos compreender cada vez mais “quão amplo, longo, profundo e alto é o amor de Cristo. Que conheçamos este amor” (Ef 3,18-19).

8. Não sejamos mentirososSe alguém me diz: “Eu amo a Deus” e ao mesmo tempo odeia seu irmão ao qual vê, tampouco pode amar a Deus, ao qual não vê (1Jo 4,20). Se alguém diz que está na luz, mas odeia seu irmão, ainda está na escuridão. O que odeia seu irmão vive e anda na escuridão, e não sabe aonde vai, porque a escuridão o tornou cego (1Jo 2,9-10).Nós passamos da morte à vida, e o sabemos porque amamos nossos irmãos. O que não ama seu irmão, continua morto. Todo aquele que odeia seu irmão é um assassino, e vocês sabem que nenhum assassino pode ter vida em seu coração (1Jo 3,14-15).

9. Amemo-nos uns aos outros

Alguns pensam que o amor ao próximo é somente amar os seus amigos ou seus irmãos, e que podem “guardar rancor contra seu inimigo”, como no Antigo Testamento (Lv 19,18). Mas Jesus nos diz outra coisa: “Tenham amor a seus inimigos, bendigam os que os maldizem, façam bem aos que os odeiam, orem pelos que os insultam e os maltratam... Pois se vocês amam somente os que amam vocês, que prêmio vão receber por isso? Até os pecadores fazem isso. E se saúdam somente seus irmãos, que de bom fazem?, pois até os que não conhecem a Deus fazem isso” (Mt 5,44-47).Queridos irmãos, este amor ao próximo que Jesus nos pede não é nada fácil. Mas os que procuram amar assim, serão chamados filhos de Deus (Mt 5,45). O verdadeiro discípulo de Cristo deve ver em cada homem seu irmão: “Bendigam os que o maltratam. Peçam para eles bênçãos e não maldições” (Rm 12,14). “Cada vez que possamos, façamos bem a todos” (Gl 6,10).Se amarmos de verdade, Deus mesmo enche nosso coração com seu amor (Rm 5,5) e este amor nos empurra para amar todos os homens, não ofender o próximo (Mt 5,21-30), ser sinceros com todos (Mt 5,33-37), renunciar à vingança, fazer o bem a todos (Mt 5,43-48), não condenar ninguém (Mt 7,1), amar com obras (Mt 7,12).

10. A fé e as obrasEscutemos o que diz o apóstolo São Tiago, cap. 2,14-20:

“Meus irmãos, de que serve a alguém dizer que tem fé, se não faz nada de bom? Essa fé, por acaso, pode salvá-lo? Suponhamos que algum irmão ou irmã lhe faltam a roupa e a comida necessária para o dia, e que um de vocês lhe diz: ‘que você passe bem; cubra-se do frio e coma’, mas não lhe dá o que ele precisa para o corpo; de que lhe serve isso? Assim acontece com a fé, se não se demonstra com o que a pessoa faz, a fé por si só é uma coisa morta”.Mas talvez alguém dirá: “Tu tens fé, e eu faço bem. Mostra-me, pois tua fé separada do bem que fazes, e eu te mostrarei minha fé por meio do bem que faço. Tu tens fé suficiente para crer que há um só Deus, e nisto fazes bem; mas também os demônios crêem isto, e tremem de medo. Mas, não querem reconhecer que se a fé que uma pessoa tem não se demonstra com o bem que faz, é uma fé morta”.

11. Jesus Cristo julgará nossas obrasLemos em Mateus 25,31-46:

Aquele dia o Filho do homem nos vai julgar, não sobre nossa fé, não nos julgará sobre nossos conhecimentos bíblicos, não nos julgará sobre nossas vigílias no templo, não nos julgará sobre os dízimos...O Filho do homem se sentará em seu trono e separará uns dos outros e aos que estiverem à sua direita lhes dirá: “Venham vocês, os que foram abençoados por meu Pai, recebam o Reino que está preparado para vocês, pois tive fome e vocês me deram de comer, tive sede e vocês me deram de beber; andei como forasteiro e vocês me deram alojamento... Em verdade lhes digo que qualquer coisa que fizeram por um destes meus irmãos, por humilde que seja, a mim o fizeram”.Queridos irmãos, Jesus Cristo se identifica com os pobres, os marginalizados, os enfermos, os encarcerados de nosso tempo. Aí encontramos o rosto de Cristo, e quantas vezes temos desprezado este rosto? E quando deixamos de fazer o bem a um destes mais pequenos, também deixamos de fazê-lo a Jesus.Meditando estes textos sobre o mandamento mais importante da Bíblia, muitas vezes penso que nós os cristãos devemos sentir-nos envergonhados, já que com nossas discussões sobre religião e nossas divisões somos um escândalo para todo o mundo e faltamos gravemente ao mandamento do amor.Às vezes, tenho a impressão de que até agora, não fizemos nada e que devemos aprender de novo a ser obedientes à voz de Cristo: “Dou-lhes um mandamento novo: que se amem uns aos outros. Assim como eu os amo, vocês devem amar-se também uns aos outros” (Jo 13-34).Não nos desanimemos, mas comecemos agora com a prática do amor, o amor verdadeiro a Deus e ao próximo.

O hino ao amor:

Para terminar, irmãos, leiamos juntos o cântico do amor que São Paulo escreveu para os que buscavam naquele tempo os dons do Espírito Santo. Aqueles cristãos que desejavam o dom de línguas, o dom de profecia, o dom do profundo conhecimento, o dom da fé, mas sem perceber, muitos se esqueceram do caminho mais excelente para encontrar-se com Deus: o caminho do amor.“Se eu falo a língua dos homens e dos anjos, mas não tenho amor, não sou mais que um tambor que ressoa ou um pratinho que faz ruído.Se eu dou mensagens recebidas de Deus e conheço todas as coisas secretas tenho todo tipo de conhecimentos, e tenho toda a fé necessária para mudar os montes de lugar, mas não tenho amor, nada sou.Se reparto tudo o que tenho e se entrego até meu próprio corpo para ser queimado, mas não tenho amor, de nada me serve tudo isto.O que tem amor tem paciência, é bondoso, não é vaidoso nem orgulhoso, não é grosseiro nem egoísta... não se alegra com o pecado dos outros, mas com a verdade. Tudo suporta, com confiança, tudo espera com paciência.O amor nunca morre” (1Cor 13,1-8).

Estrofes pelo Amor
Querer só por querer
é a fineza maior;
o querer por interesse
não é fineza nem é amor.