sábado, 11 de outubro de 2008

O BATISMO

O BATISMO

Queridos irmãos:


Um dia, aproximou-se de mim um senhor, e me pediu que lhe buscasse a certidão de batismo. Disse-me que quando pequeno tinha sido batizado em minha paróquia. Eu lhe respondi que estranhava muito que ele, sendo pentecostal, viesse pedir sua certidão de batismo à Igreja Católica. Contou-me que necessitava deste documento para sua aposentadoria...e conversando com ele me fez entender que agora, já adulto, se havia batizado em outra religião porque haviam dito que o batismo de crianças não é válido e além disso, que Jesus se tinha batizado sendo adulto.
Queridos irmãos, percebo que a muita confusão entre nosso povo acerca da fé cristã e muitos, por falta de conhecimento bíblico, abandonam a fé católica.
Nesta carta lhes escrevo sobre o que a Bíblia nos ensina sobre o batismo cristão, e em outra lhes explicarei porque uma família cristã tem pleno direito de pedir o batismo de suas crianças. Antes de tudo leia e medite:

1. O batismo de João Batista não é o mesmo que o batismo dos cristãos
É verdade que João batizava o povo adulto no rio Jordão e inclusive Jesus foi batizado por ele. Mas que significado tem o batismo de João?
João Batista era o Precursor de Jesus, nosso Salvador . João começou a pregar a penitência e a confissão dos pecados para que o povo, com um coração limpo, recebesse o Messias que ia vir logo.
Como sinal de conversão e de perdão dos pecados, João expressava uma mudança de vida, uma verdadeira conversão para Deus; significava assim uma preparação para a vinda do Senhor (Mc 1,3).
Jesus também fez batizar por João, mesmo que ele não tivesse nenhum pecado e por isso não necessitasse do batismo definitivo. “meu batismo – dizia João – é um batismo com água e significa uma mudança de vida, mas outro vem depois de mim e é mais poderoso que eu: ele os batizará no fogo e no Espírito Santo” (Mt 3,11). Queridos irmãos e amigos, estes textos nos esclarecem muito bem que o batismo de João não é o mesmo que o batismo cristão.


2. Que é o batismo instituído por Jesus Cristo?

Jesus ressuscitado, antes de subir ao céu, mandou a seus apóstolos: “Vão e façam com que todos os povos sejam meus discípulos. Batizem-nos em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo”(Mt28, 19-20).E em outra parte da Bíblia disse Jesus: “O que crer e for batizado, será salvo” (Mc 16,16).Os apóstolos e os primeiros cristãos estavam conscientes de que o batismo de Jesus era diferente do de João, era um mandato do Senhor ressuscitado, e quando começaram a pregação do Evangelho batizavam todos os que acreditavam em Jesus Cristo. É claro que este batismo em Cristo tem um sentido mais profundo que o batismo de João.O batismo cristão significa, sobretudo, um novo nascimento, uma nova vida. Jesus disse: “Quem não renascer da água e do Espírito não poderá entrar no reino dos Deus.(Jo 3,5).

3. Em que consiste este novo nascimento?


a)Com o batismo de Cristo nascemos para a vida de filhos de Deus: pelo batismo cristão nós “chegamos a ter parte na natureza de Deus” (2Pd 1,4); “e somos realmente filhos de Deus por adoção” (Rm 8,16 e Gl 4,5).De agora em diante levamos gravado em nosso coração o selo de Deus para toda a eternidade, e podemos clamar a Deus dizendo: “Abba-Pai” que significa “Paizinho”. Deus, como Pai, nos envolve desde agora e para sempre com seu amor. É este o presente maior que podemos receber aqui na terra.b)O batismo nos incorpora a Cristo, quer dizer, somos de Cristo, somos cristãos:Não sabem vocês que todos os que fomos batizados para unir-nos a Jesus Cristo, temos parte com Ele em sua morte ao ser batizados? Assim pois, por meio do batismo fomos enterrados junto com Cristo e estivemos mortos, para ser ressuscitados e viver uma vida nova” (Rm 6,3-5).“Todos vocês que foram batizados para unir-se a Cristo, encontram-se cobertos por Ele por um vestido... e ao unidos a Cristo Jesus, todos vocês são um só (Gl 3,27-28).Isso quer dizer que pelo batismo somos enxertados no mistério pascal de Jesus Cristo: morremos com Ele, somos sepultados com Ele e ressuscitamos para uma nova vida com Ele.c)O batismo cristão é um novo nascimento no Espírito Santo.Disse Jesus: “Quem não renascer da água e do Espírito Santo não poderá entrar no Reino de Deus” (Jo 3,5). O Apóstolo Paulo escreve a seu amigo Tito: “Cristo nos salvou por meio do Batismo o que significa que nascemos de novo, e por meio do Espírito Santo que nos deu nova vida. Por meio de nosso Salvador Jesus Cristo, Deus nos deu o Espírito Santo em abundância” (Tt 3,5-6).d)O batismo nos torna membros do Corpo de Cristo, que é sua Igreja: “Cristo é como um corpo que tem muitos membros e todos os membros formam um só corpo. Pois todos nós, sejamos judeus ou gregos, escravos ou livres, ao ser batizados formamos um só corpo por meio de um só Espírito” (1 Cor12,12-13).“Assim somos um em Cristo pelo batismo, um só povo de Deus formado por todas as raças e todas as nações sem exceção”.Pertencer à Igreja de Cristo não é uma simples afiliação, como torna-se sócio de um clube. Os batizados formam parte de uma família, são irmãos entre si. “Há um só corpo e um só Espírito, assim como Deus os chamou a uma só esperança. Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus e Pai de todos” (Ef 4,4-6).

4. O que se exige para receber o batismo?

Exige-se primeiramente a fé.O batismo é, antes de tudo, o sacramento da fé, pelo qual o homem aceita o Evangelho de Cristo. A fé está no centro do Batismo. No livro dos Atos dos Apóstolos lemos que, quando um homem de Etiópia quis batizar-se, o diácono Felipe lhe disse: “Se crês de coração é possível”. Respondeu o etíope: “Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus” (At 8,37).Desta forma a conversão, a aceitação de Cristo e do seu Evangelho pela fé é a primeira condição para ser batizado.Exige-se também lutar contra o mal; o batismo não é para os covardes, é para os que estão dispostos a lutar contra “os principados e potestades das trevas” (Cl 2,15).São Pedro expressa esta luta do cristão na imagem do leão raivoso que espera o momento propício para devorar-nos ( 1 Pd 5,8-11).Também São Paulo exorta os crentes: “Revistam-se da armadura de Deus para que possam resistir às tentações do diabo, porque nossa luta não é contra a carne e o sangue, mas contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças sobrenaturais do mal” (Ef 6,10-12).

5. Exige-se ser testemunhas de Cristo:“Os batizados em Cristo recebem este poder do Espírito Santo e sairão para ser testemunhas de Cristo nos lugares mais longínquos do mundo” (At 1,5-8). Serão testemunhas da “vida reta, de devoção a Deus, a fé, de amor, paciência e humildade de coração. Peleja a boa luta da fé, busca a vida eterna, pois para isto Deus te chamou e fizeste tua boa declaração de fé diante de muitas testemunhas” ( 1 Tim 6,11-12).“Deus não nos deu um Espírito de medo, mas um Espírito de poder, de amor e de bom juízo. Não tenhas vergonha, pois de dar testemunho a favor de Nosso Senhor...Aceita de tua parte os sofrimentos que vêm por causa da mensagem de salvação, conforme as forças que Deus dá. Deus nos salvou e nos chamou para levar uma vida consagrada a Ele” (2Tim 1,7-9).Queridos irmãos, percebemos que o batismo cristão é algo grande; é sem dúvida o presente maior e ais formoso que podemos receber. Mas ao tempo ser batizado exige de nós muita seriedade.Alguns dizem também que, por que não esperar para batizar até que a pessoa seja grande e decida se quer ou não ser batizado? . Veremos este tema mais adiante, mas desde já lhes digo que o batismo é um presente de Deus. E então, para que esperar para aceitar este presente? Para que deixar que na vida de um ser humano reinem, por uns anos, as trevas podendo reinar a luz? E há outra razão: os papais para fazer-te o presente da vida não te consultaram, porque a vida é um bem, é um presente...da mesma maneira, teus papais para fazer-te o presente da vida divina não tem que esperar consultar-te. Basta que eles tenham fé e queiram para seus filhos este formoso dom.É possível que nunca tenhamos levado a sério esta realidade ou que tenhamos sido batizados pequenos e nunca tenhamos cogitado sobre o que isto significa. Oxalá que agora, tomemos em conta a vida divina que o batismo nos dá e sejamos capazes de renovar e viver dia após dia nossa vida cristã como batizados.

6. O que é o Batismo?

-É um sacramento instituído por Nosso Senhor Jesus Cristo através do qual nos convertemos em filhos adotivos de Deus, membros da Igreja e herdeiros do céu – em João 3,5 lemos: “Quem não renascer da água e do Espírito Santo não entrará no reino dos céus”.

7. Por que os protestantes são contra o batismo de crianças?

-Porque eles dizem que as crianças não podem arrepender-se de seus pecados e também que as crianças não podem receber o batismo.

8. Por que, segundo os protestantes, as crianças não têm direito a ser batizadas?

-Segundo os protestantes as crianças, para serem batizadas, deveriam arrepender-se de seus pecados. Mas nós sabemos que as crianças não tem pecado pessoal, por isso dizemos que não precisam arrepender-se para serem batizadas. O estar arrependidos somente é necessário para os adultos.

9. Que Jesus ensina sobre o Batismo das crianças?

Jesus disse: “Vão, pois, e ensinem todas as nações, batizando-as e nome do pai, e do Filho e do Espírito Santo”. Mas, quem forma os povos e nações^Por acaso não são as crianças com os adultos os que formam os povos e nações? A Igreja batiza as crianças em virtude da fé e compromisso de seus padrinhos.

10. Batizar as crianças vai contra a Bíblia?

De nenhum maneira, pois vemos no Atos dos Apóstolos: 16,32-33 como famílias inteiras foram batizadas. Não podemos imaginar que os Apóstolos negaram o batismo às crianças que formavam parte das famílias convertidas.

11. Que diz a tradição sobre o batismo das crianças?

-Santo Irineu no ano 205 diz: “Jesus veio salvar a todos”. Será que as crianças não são parte deste todo? Também Santo Agostinho, no ano 481, diz em relação ao Batismo das crianças que a “Igreja sempre conservou o costume e a tradição de batizar as crianças e que assim o fará para sempre"