quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Você sabia?

Você sabia?

- Que na Bíblia evangélica faltam 7 livros?
- Que estes livros estavam na Bíblia desde 150 anos antes de Cristo e que foram traduzidos ao grego na Versão dos Setenta?

- Que a Igreja Católica foi desde o início a zeladora da Bíblia, copiando-a em preciosos manuscritos de valor incalculável, e que assim a conservou durante 1500 anos, até a invenção da imprensa?
- Que Martinho Lutero, monge do século XVI, traduziu por conta própria a Bíblia para a língua vulgar e lhe suprimiu alguns livros?
- Que a Igreja Católica, através dos Concílios Ecumênicos, foi a primeira que declarou faz vinte séculos que a Bíblia é a Palavra de Deus?
- Que o próprio apóstolo Paulo nos diz que na Bíblia "tem coisas difíceis de entender" e que por isto mesmo a Igreja Católica sempre cuidou para que não seja mal interpretada?
- Que os que se lançaram a interpretar por si mesmos estes textos difíceis, contra o sentir da Igreja Católica, se expuseram a interpretá-Ia erroneamente? (2 Pd 3,16).
- Que desde o século I há testemunhos de que a Igreja de Roma foi fundada sobre o apóstolo Pedro?
- Que a Igreja fundada por Cristo sobre Pedro é a Igreja Católica?
- Que a história da Igreja Católica abrange desde o dia de Pentecostes até nossos dias e que vai unida à história dos Papas e sucessores de Pedro?
- Que o Senhor deixou aos apóstolos o poder de ensinar, de governar e de san¬tificar, características peculiares da única Igreja de Cristo?
- Que os apóstolos levantaram a Igreja sobre o único fundamento que é Cristo, sendo Pedro a primeira pedra? (Mt 18,18).
- Que desde o ano 100, estando ainda vivo São João Evangelista, tanto Santo Inácio de Antioquia como Clemente Romano falam da preeminência do Bispo de Roma como chefe da Igreja?
- Que já no ano 180 o bispo Santo Irineu afirmava que "toda a Igreja deve estar de acordo com o Bispo de Roma, porque a Igreja de Roma está onde os fiéis de todos os países conservaram a Tradição Apostólica"?
- Que por Igreja Católica se entende aquela que está fundamentada sobre os Apóstolos e seus sucessores os bispos, ordenados por eles, sem nenhuma mediação desde a existência histórica de Jesus até hoje?
- Que por Igreja Católica se entende aquela e somente aquela na qual os bispos e sacerdotes são enviados como tais pelo sucessor de Pedro, Rm 10,15 e Jo 21,21?
- Que o poder dado por Cristo aos apóstolos se transfere pela ordenação e unção das mãos e que isto acontece somente na ordenação sacerdotal dos presbíteros da Igreja Católica?
- Que o Espírito suscita dons e carismas não só no interior da Igreja Católica mas também em todas as igrejas cristãs?
- Que as igrejas cristãs separadas, mesmo que não conservem todos os meios de salvação deixados por Jesus, conservam alguns?
- Que alguns dos meios de salvação que eles conservam e que sempre pertence¬ ram à Igreja Católica são a Bíblia, a oração e alguns sacramentos?
- Que Jesus autorizou Pedro e somente Pedro para que fosse Pedra de alicerce da Igreja Católica e ninguém mais pode arrogar-se o direito ou atribuição de fundar outra nova igreja?
- Que Jesus entregou a Pedro as chaves do Reino dos céus e que a ninguém mais deu poder para' atar e desatar' ? .
- Que Pedro se perpetua hoje na pessoa do Papa?
- Que Jesus elegeu Pedro para ser pastor de suas ovelhas e para que ficasse à frente do Povo de Deus e cuidasse dele até o fim dos tempos? (Jo 21,16)
- Que nas últimas escavações realizadas no Vaticano debaixo da cúpula de São Pedro foram encontrados, num cemitério do século I, os restos de Pedro com uma inscri¬ção que dizia: "aqui está Pedro"?
- Que a lista dos Papas é de 264 desde Pedro até João Paulo II?

“Eu estou com vocês”
Há outra prova muito contundente de que a Igreja Católica é a verdadeira Igreja que Jesus fundou: Jesus, antes de subir aos céus, disse a seus discípulos: "Eu estou com vocês todos os dias até o fim do mundo" (Mt 28,20). A verdadeira tradução não é: "Eu estarei..." mas eu estou". Isto significa que Jesus prometeu estar todos os dias com sua Igreja até o fim do mundo.
Mas, em que igreja se verificou esta presença ininterrupta de Jesus desde o século I até hoje? Só na Igreja Católica. Em nenhuma outra. Vejamos: Jesus esteve e continua estando presente em sua Igreja Católica desde seus começos até hoje de três modos: a) na sucessão apostólica ininterrupta; b) na comunidade dos crentes e c) na santa Eucaris¬tia. Pode-se dizer o mesmo das igrejas protestantes? De modo nenhum. Como Jesus pôde estar presente neles se desde o século XVI ainda não tinham nascido como igreja? Como Jesus pôde estar presente neles nos séculos I, II, III, etc. se começaram a existir só a partir do século XVI?
A única Igreja que desde o século I ao XXI contou sempre com esta presença ininterrupta de Jesus foi a Igreja Católica, que sempre teve comunidades, sucessão Apos¬tólica e a presença real de Jesus na Eucaristia. Só nela, portanto, se cumpriu e continua cumprindo a grande promessa de Jesus Cristo.
Esta é a prova mais contundente da autenticidade e veracidade da Igreja Católi¬ca. Nela e só nela se encontra esta presença de Jesus sem interrupção desde sua funda¬ção até o dia de hoje.
Para ser mais explícitos: Se Jesus tivesse dito: "Eu estarei com vocês desde o
século XVI em diante, aí sim, os protestantes teriam toda razão para argumentar a seu favor mas as coisas não acontecem assim, pois a frase de Jesus, e isto é claríssimo, implica um "hoje" que começa no dia da Ascensão, no ano 33 d.e. E chega por hoje. Eis aqui uma pergunta que qualquer católico pode formular aos irmãos separados:
- Como é possível entender que Jesus esteve presente nas Igrejas Evangélicas durante estes vinte séculos, se ainda não existiam, (faz somente 5 séculos que existem) Qual é a conclusão óbvia?

A verdadeira Igreja de Jesus
"Nosso Salvador, depois da Ressurreição, entregou a Igreja a Pedro para que a pastoreasse e deu a ele e aos demais apóstolos o encargo de estendê-la e governá-la. Esta Igreja constituída e ordenada neste mundo como uma sociedade subsiste somente na Igreja Católica, governada pelo sucessor de Pedro e pelos bispos em comunhão com ele" (L.G.8).
Bendito seja Deus que nos elegeu para pertencer a esta que é a única Igreja fundada por Jesus e a única que mantém sua presença através de 20 séculos, a Igreja Una, Santa, Católica e Apostólica e a única que é portadora de todos os meios necessá¬rios para nossa salvação.
Por isso que, sabendo-nos portadores deste tesouro, não podemos olhar com indiferença a deserção de tantos irmãos nossos para as seitas. Sabemos que se isto acon¬tece, em grande parte, é por ignorância, já que ninguém lhes ensinou a defender-se das meias verdades que as outras igrejas e as seitas lhes apresentam. Temos que abrir os olhos para desterrar a ignorância religiosa de tantos corações.
A respeito disso são significativas as recomendações que aparecem no livro "As seitas na América Latina" publicado sob os auspícios do CELAM: "É necessário que aos seminaristas e em geral aos sacerdotes e religiosas, e a todos os responsáveis pela pasto¬ral se lhes informe sobre a origem e as falsas doutrinas das seitas". Cremos que deve ser revitalizada uma sã apologética para que os fiéis estejam bem preparados e possam responder adequadamente aos ataques e objeções das seitas".
Um caminho para isto poderia ser a difusão maciça deste livro: Saiba Defender sua Fé Católica, que nós, autores, oferecemos desinteressadamente e com o maior pra¬zer a todas as Conferências Episcopais e bispados da América Latina que o queiram reeditar e difundir.
A Igreja Católica conta com 264 Papas desde Pedro, Lino, Cleto... até chegar a Pio XII, João XXIII, Paulo VI. João Paulo I e João Paulo II .

- Qual é a verdadeira Igreja fundada por Jesus sobre Pedro? - Como pos¬so conhecer a verdadeira Igreja fundada por Jesus? - Pode um católico trocar de Religião? - Quantos Papas tem havido na Igreja Católica até hoje? -Quem é Pedro hoje?