quinta-feira, 9 de outubro de 2008

São iguais todas as religiões?

São iguais todas as religiões?

Queridos irmãos:

Nestes últimos anos presenciamos um grande crescimento das seitas em toda América Latina. Isto responde a um crescimento normal das religiões? Acreditamos que não. Pensamos que em grande parte isto obedece a um plano friamente elaborado para destruir ou debilitar a Igreja Católica por seu compromisso com os pobres.

Algumas seitas são financiadas pelos grandes grupos econômicos dos EE.UU., verdadeiras transnacionais proselitistas que aplicam milhões em propaganda, vendendo ou distribuindo revistas, livros e folhetos. Passam de casa em casa, convidam pessoas pouco iniciadas na Bíblia e sob pretexto de orar com eles, lhes arrebatam seu maior tesouro que é a fé católica. Por isso, não podemos permanecer passivos ante esta realidade e vamos dar aqui uma olhada em algumas das principais seitas ou religiões que vemos ao nosso redor, não com o afã de polemizar mas como único objetivo de dar uma orientação aos que dela necessitam. Todo o mundo tem direito de saber quem é quem.
Digamos primeiro que Jesus quer uma só Igreja. Isto é precisamente o que Ele pediu ao Pai em sua oração sacerdotal: “Que todos sejam como tu, Pai, estás em mim e Eu em ti” (Jo 17,21). E se Cristo quis a unidade de todos os seus seguidores, que podemos pensar dos que semeiam a divisão? Que podemos pensar daqueles que, com o passar dos séculos, quiseram corrigir a página do Senhor criando novas religiões? Não será que com esta atitude entorpecem o plano de Deus e em lugar de construir a unidade colaboram para a divisão? Conheçamos algumas destas denominações.
Os Testemunhas de JeováNasceram nos Estados Unidos faz pouco mais de cem anos. Seu fundador é Carlos Taze Russell, filho de presbiterianos. Negam a Santíssima Trindade e dizem que Cristo, antes de ser homem, era o arcanjo São Miguel. Alteram os textos bíblicos a seu capricho. Dizem que Jesus não morreu na cruz mas num pau e que ressuscitou só como criatura espiritual. Para eles todas as religiões, fora da sua, são satânicas e sustentam que Deus castigará todos os que não quiseram entrar em sua seita. Proíbem a transfusão de sangue e consideram que a Igreja Católica está corrompida e que é a Babilônia moderna.
O que chama a atenção é que, apesar desse acúmulo de erros, muitos católicos se deixam fascinar por seu “suposto” amor à Bíblia e os seguem. Isto só se explica pela grande ignorância religiosa em que vivem muitas pessoas. E o pior é que os católicos que mudam de religião, depois falam sem consideração contra a Igreja Católica, renegando-a e, as vezes, dizem: “Eu quando era católico bebia e batia na minha mulher... Mas desde que sou Testemunha de Jeová levo uma vida ordenada”. Na realidade nunca conheceram nem viveram a fundo a sua fé católica. Nós lhe dizemos que não é necessário mudar de religião para deixar a bebida ou para não bater na mulher. Basta ser conseqüente com sua fé católica e pronto. Dizemos que Jesus fundou uma só Igreja sobre o Apóstolo Pedro e não autorizou a ninguém para que fundasse outras igrejas. Jesus disse a Pedro: “Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja”.
Os Mórmons
Seu fundador é José Smith, nascido em Vermont, EE.UU. Na idade de 15 anos recebeu umas revelações que lhe anunciaram que todas as igrejas cristãs estavam cor¬rompidas e que ele devia organizar a verdadeira Igreja de Cristo. Seu segredo está num livro que, segundo ele, em 1823, o anjo Moroni lhe entregou. Tratar-se-ia de um livro escrito em pranchas de ouro no qual há uma relação dos antigos habitantes do continente americano que tinham chegado aos EE.UU. depois da destruição da torre de BabeI. Neste livro estaria a plenitude do Evangelho comunicado a ele pelo próprio Cristo, que também viajou aos EE. UU. depois de sua Ressurreição. Em 1830 esta igreja recebeu o nome de "Igreja dos Santos dos Últimos Dias".
Para eles, Cristo foi gerado carnalmente de Deus pai. A Bíblia e o livro de Mórmon são sua única norma de fé mas só aceitam "sua" Bíblia, porque as demais, segundo eles, estariam mal traduzidas. Além disso, a Bíblia tem que complementar-se com o livro de Mórmon. Tem só dois sacramentos: o batismo por imersão e a santa ceia com pão e água. Batizam os mortos e em seu trabalho missionário sempre vão de dois em dois.
O homem latino-americano, que é educado e acolhedor, facilmente os convida a entrar em sua casa, mas depois é difícil mandá-los embora. Insistem de um e outro modo que a pessoa deixe sua fé católica e passe a ser mórmon. E não poucas vezes buscam convencer o povo dando-lhes presentes, dólares e promessas e, claro, alguns ficam pre¬sos em suas redes.
Por que progrediram tanto os mórmons nestes últimos anos? Há uma razão polí¬tica que é bom que todos conheçam.Faz uns trinta anos, Rockfeller, depois de percorrer quase todos os países da América Latina, informou ao Congresso dos EE. UU. que havia que neutralizar o trabalho da Igreja Católica, que, ao despertar nos povos a consciência de sua dignidade, se constituía na principal força opositora aos interesses aos EE. UU. na América Latina e, em conseqüência, havia que anulá-la ou dividi-Ia até onde fosse possível. Então, o Congresso programou um sucessivo e crescente envio de missionários mórmons para debilitar a uni¬dade da Igreja Católica e destinou milhões de dólares para que se construíssem templos mórmons em toda a América Latina. Também em suas visitas domiciliares os mórmons oferecem dólares e viagens aos EE. UU. para que as pessoas mudem de religião, e alguns, ante a tentação do lucro ou porque passam necessidades, sucumbem e se tomam mórmons.
Os mórmons são uma religião sem base teológica séria, e sua "história" mais parece um conto de ciência de ficção, por que em que provas científicas baseiam suas teorias ?
No entanto, têm algumas coisas muito positivas: são bons organizadores e têm muitos colégios, cooperativas e granjas. É uma pena que sua base religiosa seja tão pobre e que deformem tanto a Bíblia.Tanto os católicos como a maioria das igrejas cristãs protestantes os rejeitam como não cristãos, porque negam a divindade de Jesus Cristo. Portanto, não poderiam chamar-se seitas, mas que são uma "religião" sem referências a Jesus, já que não crêem em sua divindade. Muitos católicos chamam os Mórmons a religião do dólar, porque com o dólar fazem qualquer quantidade de ofertas para ganhar adeptos.
Os Pentecostais
São os que mais cresceram nestes últimos anos em toda a América Latina. Mais de 63 % de todos os protestantes da América Latina são pentecostais. Há muitas razões pelas quais nosso povo se sente à vontade com eles: a alegria, os cantos, a cura e a fraternidade. Caracterizam-se por serem fechados, por seu fanático proselitismo e seus ataques contra a Igreja Católica.
Os movimentos pentecostais hoje são numerosos e compreendem mais de 30 milhões de adeptos na América Latina. No início rejeitaram toda organização, mas logo a necessidade os obrigou a agrupar-se. Daí nasceram as Assembléias de Deus que também estão estendidas por toda América Latina.
O nome "Pentecostal" já indica a grande importância que estes grupos dão ao acontecimento sempre atual de Pentecostes, o que se atualiza no Batismo chamado do Espírito Santo. O movimento pentecostal nasce como uma resposta a um desejo de renovação espiritual que estava latente, tanto na mente dos pastores como dos fiéis de algumas igrejas tradicionais. A Igreja tinha que renovar-se de novo com o fogo de Pentecostes. Fiéis e pastores invocam repetidamente o Espírito Santo, pedem a Cristo que envie de novo o Espírito e começam a sentir-se renovados, cheios de entusiasmo, de calor, falam em línguas e efetuam curas.
O Exército da SalvaçãoEsta seita tem uma série de elementos, que a assemelham a um exército mundano: uniforme militar, graus militares, uma forte disciplina e são realmente um exército de paz em favor dos marginalizados. Mantêm muitas obras sociais. Sua divisa é "sangue e fogo". Sangue de Cristo e fogo do Espírito. Nasceram em 1865, na Inglaterra e seu fundador é Guillermo Booth. Tem multidão de obras sociais: maternidades, asilos, dispensários, cen¬tros de drogados, centros de reabilitação de alcoólatras, etc. Reprova-lhes o não atacar a pobreza pela raiz e de não atacar as cSeu objetivo é estender o protestantismo e se inspiram na doutrina protestante: pregam a justificação somente pela fé, a submissão à Palavra do Senhor e sua conversão pessoal se demonstra com o testemunho missionário. Reúnem-se nas ruas com suas bandas “militares” e assim atraem o povo e oferecem serviços religiosos de pregação da Palavra e cantos.ausas que as originam.
Outras seitas ou denominações
Há em nosso país outras denominações cristãs que não são examinadas neste livro.É impossível abranger tudo num livrinho como este.Em todas as religiões há elementos positivos e negativos, há graça e santidade, mas tem que ficar muito claro que a plenitude da graça e dos meios de santificação deixa¬dos por Cristo à sua Igreja encontram-se unicamente na Igreja Católica fundada por Jesus. O Concílio diz que cometeria um grave erro quem, consciente disto, a desconhe¬cesse, isto é, mudasse de religião. O Concílio reafirma que a Igreja fundada por Jesus é reconhecida hoje somente na Igreja Católica. Todas as seitas, sem exceção, rejeitam a submissão ao Papa. Só a Igreja Católica aceita sua autoridade e este é seu distintivo característico.
É também muito revelador observar que todas as religiões cristãs são relativa¬mente novas, isto é, destes últimos 500 anos. Vejamos, a verdadeira Igreja tem que conectar com Cristo que viveu faz 2000 anos. Onde estavam estas religiões nos 1500 anos de vida da Igreja Católica? Onde estavam eles quando Jesus nasceu em Belém? Onde estavam quando Jesus morreu e ressuscitou? Onde estavam quando a Igreja Católica sofria as terríveis perseguições dos primeiros séculos? Foram condenados todos os que nasceram antes que se fundasse sua religião?
A verdadeira Igreja de Cristo subsiste na Igreja Católica
E o que diz o Concílio Vaticano 11 sobre a necessidade da Igreja Católica para salvar-se? Eis aqui um texto que deveríamos meditar com freqüência:"O Concílio Vaticano, fundado na Escritura e na Tradição, ensina que esta Igreja peregrina é necessária para a salvação". Por isto, não poderiam salvar-se os que, saben¬do que a Igreja Católica foi instituída por Jesus Cristo como necessária, desdenharam entrar nela ou não quiseram nela permanecer".O católico deve evitar polemizar e discutir com outras religiões já que isto não leva a nada. As seitas jogam com infinidade de argumentos e não escutam ninguém. Falam com altivez e buscam a todo custo puxar a sardinha para seu lado. Falam e não escutam ninguém.O que o católico deve fazer quando batem à porta de sua casa é atendê-los COII educação mas com firmeza. Digam-lhes que não se interessam por suas ofertas. E se não vão embora, fechem delicadamente a porta de sua casa, sigam com seus trabalhos é rezem por tantos propagandistas baratos da religião. Nada adianta em discutir com eles. Eles dizem textos e mais textos e não escutam ninguém.
E lembrem-se sempre que Sé pedem para rezar com vocês ou comentar a Bíblia, não têm outro interesse senão arrebatar-lhes sua Fé Católica. Com um evangélico respeitoso e educado se pode orar e dialo¬gar, mas neste caso, é necessário ter estudado bem a Fé Católica, conhecer a Bíblia ( pedir ajuda de Deus. Este livro os ajudará a saber dar o motivo de sua Fé.